O que é um aterro sanitário e industrial – Classes IIA e IIB e Classe I?
É o local adequado, construído de acordo com as melhores técnicas de engenharia, para recebimento e disposição final dos resíduos, provenientes das residências e das indústrias.
Onde está localizado o aterro?
Na estrada municipal FB 420 – Linha Baía, interior do município de Fraiburgo-SC.
Qual a vida útil do aterro da VT Engenharia?
Nosso aterro não tem limite de recebimento diário de resíduos e sua vida útil é controlada com base na capacidade total de projeto. O tempo de operação pode variar de acordo com o volume de entrada de resíduos, melhores técnicas de compactação, implementação de novas metodologias de operação. Atualmente a estimativa é de mais de 15 anos de operação, mas continuamente estudamos e testamos condições operacionais que elevarão a vida útil do Aterro.
Depois da vida útil do aterro esgotar, o que acontecerá com o mesmo?
Mesmo após estar com sua capacidade esgotada, o aterro continuará gerando gases e chorume, portanto, será controlado e monitorado por muitos anos, até que cesse a geração dos subprodutos respeitando a legislação brasileira em vigor.
Como é feita a impermeabilização do solo?
O solo é impermeabilizado com dupla camada de argila e geomembrana PEAD – Polietileno de Alta Densidade com 2mm de espessura, seguido de uma camada de geotêxtil e outra camada de argila para proteção mecânica.
Como é feito o controle da qualidade das águas subterrâneas?
O aterro possui 03 (três) Poços de Monitoramento distribuídos em suas extremidades, sendo 01 a montante e 02 a jusante do maciço de resíduos, onde são realizadas análises físico-químicas periódicas, com objetivo de prevenir qualquer dano ao meio ambiente.
Os resíduos dispostos no aterro ficam a céu aberto?
Não. No aterro trabalham várias máquinas, com objetivo de compactar e recobrir com terra os resíduos depositados.